domingo, 6 de setembro de 2015

O LANÇAMENTO DO VILLA MATARAZZO BY JAYME MONJARDIM



No dia 28 de julho de 2015 participei do evento organizado pela enóloga Maria Amélia Duarte Flores, proprietária da Vinho e Arte Casa, uma loja conceito/boutique de vinhos e espaço de eventos, no Bairro Menino Deus, em Porto Alegre, para o lançamento do Villa Matarazzo, resultado da parceria entre Jaime Monjardim e a enóloga.  Foi uma noite de comemoração, bons vinhos, excelente comida, gente bonita, amantes do vinho, tudo acompanhado com a deliciosa música do grupo Papas da Língua.

Jayme Monjardim Matarazzo, diretor de novelas e miniséries na Globo e cineasta, que sempre foi apreciador de bons vinhos, conheceu a enóloga durante o lançamento do filme “O Tempo e o Vento”, dirigido por ele e baseado na obra do escritor gaúcho Érico Veríssimo, em setembro de 2013. 
Na ocasião ele mencionou sobre sua vontade de ter um vinho com seu nome, nascendo daí a parceria que desenvolveu o projeto “Villa Matarazzo”. Este projeto além de inserir o diretor no mundo do vinho é uma homenagem a sua família, que por meio da indústria alimentícia tornou-se um dos maiores grupos empresariais do país.

 
O vinho Villa Matarazzo é como uma peça de colecionador, pois foram produzidas apenas 200 garrafas (todas numeradas) algumas das quais saboreamos durante o evento, restando atualmente apenas 30 que ainda estão à venda pelo preço de R$750,00. 
Para a elaboração desta primeira edição foi selecionada um partida de um vinho de excepcional qualidade produzido por um pequeno produtor português, Quinta dos Avigados, da região do Douro em Portugal, sendo um corte de 75% de Touriga nacional da safra de 2008, e outros 25% de vinhas velhas (tinta Roriz e tinta Barroca) provenientes de cepas cultivadas em vinhedos antigos, alguns com mais de 80 anos,  na mesma propriedade. 

O Villa Matarazzo, Quinta dos Avigados, Grande reserva, Douro, DOC, Portugal Lote I é um vinho de cor vermelho rubi intenso, com 15,5% de graduação alcoólica, acidez moderada, estágio de 18 meses em barricas de carvalho francês, engarrafado em dezembro de 2010, evolução lenta, com potencial de envelhecimento até 2020, e que acompanha bem pratos de carnes vermelhas bem condimentadas e queijos de ovelha curados.
 Em 2014 o Villa Matarazzo foi entregue como presente para o "Cavalheiro Mais Elegante" no Grande Prêmio de Turfe “Bento Gonçalves”, o mais tradicional do Rio Grande do Sul, realizado em 15 de novembro, no Jockey Clube do Rio Grande do Sul. O ganhador recebeu o "Villa Matarazzo - Lote I . Edição 2008 - Garrafa número 130".


Conforme mencionado pelo próprio Monjardim durante o bate-papo que se seguiu ao jantar, ele é um apaixonado pelo Rio Grande do Sul, não apenas por suas belas paisagens, mas também pela cultura e tradições cultivadas no estado. Ele cria cavalos da raça crioula, e é proprietário da estância da Figueira, uma fazenda construída em 1795 e que durante dez anos serviu de Quartel General da Revolução Farroupilha (1835-1945). Pertenceu a Dona Antônia, irmã do General Bento Gonçalves, o grande herói Farroupilha e que abrigou sua esposa, a Sra. Caetana Gonzales da Silva, uruguaia de nascimento, até a sua morte. Esta estância fica na região de Camaquã

Além desta propriedade, Monjardim também manteve uma forte relação com o estado, sua cultura e história ao dirigir a minisérie a Casa das Sete Mulheres, baseada no romance homônimo da escritora gaúcha Leticia Wierzchowski. A estância Figueira serviu de cenário para O filme O Tempo e o Vento dirigido pelo cineasta. 


Monjardim já tem em mente a produção de um espumante, o Villa Matarazzo Rosé Maysa, cujo nome é uma homenagem a sua mãe, a cantora Maysa falecida em 1977 em um acidente de carro. Como as negociações com as vinícolas fabricantes ainda estão em andamento.

Durante o evento de lançamento foram oferecidos outros vinhos, como o Espumante Poesia do Pampa (80% Chardonnay, 20% Sauvignon Blanc), Brut da Vinícola Guatambu, que acompanhou a tábua de queijos e frios. Em seguida para acompanhar as saladas de verduras foi servido o Secreto da Viu Manent elaborado com uvas Viognier (Viognier 85% e outras variedades 15%) e harmonizando com a polenta mole com linguiça desfiada e um toque de molho de bergamota (mexerica) e com o risoto de funghi foi servido o Secreto Syrah da Viu Manent (Syrah 85% e 15% de outras variedades não divulgadas).  



 













O grupo Papas da Língua, uma banda de pop rock brasileira, criada em Porto Alegre em 1993, pelo músico Léo Henkin, encantou a noite com suas músicas. 

O grupo tem uma forte amizade com Jayme Monjardim que selecionou a canção "Eu Sei" para a trilha sonora da novela Páginas da Vida. Eles também participaram de uma das cenas da trama.

 Após o jantar e a degustação do Villa Matarazzo, foi o momento de curtirmos um bate papo descontraído com o diretor e cantarmos junto com o vocalista do grupo Sergio Moah, como bons e velhos amigos. Uma noite agradável, ambiente aconchegante,  pessoas simpáticas, música gostosa, pena que era segunda-feira a noite e o dia seguinte era dia de trabalho. 





Parabéns ao Jayme Monjardim e a Maria Amélia por este evento e pelo delicioso Villa Matarazzo. 

Se beber não dirija!

Um comentário:

Mudanças climáticas: Como elas estão afetando a vitivinicultura nos quatro cantos do mundo

  Mudança climática se refere as transformações de longo prazo nos padrões de temperatura e clima. Essas alterações podem ser naturais, poré...