domingo, 3 de julho de 2016

LA CITÉ DU VIN (A Cidade do Vinho)

No dia 1 de junho de 2016, foram abertas as portas da La Cité du Vin ( A Cidade do Vinho), localizada as margens do rio  Garonne,  na região de Bordeaux na França, a segunda maior produtora de vinho do mundo. Sua inauguração, ocorrida no dia 31 de maio, contou com  convidados e com a presença do presidente da França, François Hollande.

É na realidade um museu dedicado inteiramente a cultura do vinho, que  aborda  a história, a produção e a comercialização desta bebida na França e em outros países.  La Cité du Vin dá uma visão diferente do vinho, em todo o mundo, através dos tempos, em todas as culturas e todas as civilizações.
À primeira vista, a arquitetura icônica do edifício certamente causa um impacto.Cada um e cada detalhe arquitetônico evoca elementos líquidos e a própria alma do vinho.  A fachada do museu é composta por centenas placas de alumínio e vidros modelados por diversas curvas, que correspondem ao movimento que o vinho faz enquanto está sendo colocado na taça.

O projeto arquitetônico arrojado, de autoria dos arquitetos Anouk Legendre e Nicolas Desmazières da Arquitetos XTU, é composto  por mais de   13.350 m² distribuídos por dez andares e atingindo uma altura de 55 metros. .A construção de La Cité du Vin custou R$300 milhões e sua arquitetura contemporânea contrasta com a dos prédios locais, datados dos séculos XVIII e XIX. 

La Cité du Vin é gerenciada pela Fondation pour la Culture et les Civilizações du Vin, uma fundação reconhecida como sendo de interesse público pelo Decreto Ministerial de Dezembro de 2014.

Localizada no coração da região vinícola de Bordeaux, na própria cidade, La Cité du Vin é uma vitrine internacional e uma porta aberta para os  vinhedos do mundo. A região de Bordeaux se localiza no departamento da Gironda, dentro da região da Aquitânia, no sudoeste da França, sendo cortada pelo paralelo 45°Norte e, portanto, em ótima latitude para o vinho. Em 2007 ela foi nomeada pela UNESCO como Patrimônio Mundial. 

O Tour Permanente: Uma viagem de descoberta ao coração das culturas do vinho, custa € 20 e o horário de visitação é das 09:30 as 19:30 horas. Em um espaço de exposição aberta, com mais de  3.000 m², cerca de vinte diferentes áreas temáticas convidam ao visitante a  fazer uma viagem de descoberta e desfrutar de uma experiência única de explorar as muitas e variadas facetas do vinho através do tempo e espaço. 

Este tour, no coração de La Cité du Vin, convida o visitante a uma viagem através do tempo e espaço para descobrir o vinho nas suas diversas dimensões, tais como a  sua descoberta, sua imagem, sua influência sobre as civilizações e regiões do mundo através dos milênios, em particular através da história, geografia, geologia, enologia e das artes. 

Esta visita ao circuito permanente também inclui o Companheiro de Viagem, uma ferramenta inovadora, livre, disponível em oito idiomas e o acesso ao Belvedere de La Cité du Vin, onde o visitante  vai descobrir uma visão 360 ° de Bordeaux , enquanto degusta  um cálice de vinho das melhores regiões vinícolas do mundo. Neste espaço excepcional, um lustre monumental feito de milhares de garrafas e um balcão  de carvalho com 10 metros de comprimento realçam  a singularidade do local.


Em uma área de mais de700m2 , La Cité du Vin irá organizar duas grandes exposições temporárias por ano, variando temas culturais e artísticos, que reunirão obras de arte de importantes museus internacionais e coleções particulares. A cada ano  uma "região vinícola será convidada" para passar o verão em La Cité du Vin para mostrar a sua riqueza cultural e sua história.

O visitante poderá desfrutar também da Boutique, em elegante espaço de  250m² onde encontrará  uma seleção de objetos, livros, itens de edição limitada, presentes e lembranças relacionadas com o mundo do vinho

No panorâmico restaurante L7, localizado no sétimo andar de La Cité du Vin, o visitante desfrutará de uma magnífica vista panorâmica de Bordeaux e do "Port de la Lune", enquanto saboreia pratos confeccionados com produtos sazonais da região. Ele irá embarcar em uma viagem culinária em um ambiente cosmopolita, combinando comida com vinhos de 50 países produtores de vinho em todo o mundo graças a uma carta de vinhos com mais de 500 garrafas.

O Wine Bar Latitude 20, localizado no térreo de La Cité du Vin, o visitante poderá experimentar uma gama completa de uma lista de vinhos internacionais, acompanhados por uma seleção de tapas globais. A coleção de vinhos da adega do Latitude 20 conta com  mais de 14.000 garrafas, 800 vinhos de mais de 70 países, incluindo alguns exemplares inesperados da Síria, Etiópia, Namíbia, Peru, Bali e até mesmo Tahiti.


Sem dúvida, La Cité du Vin é um lugar para ser visitado por todos os amantes do vinho. 

Se beber, não dirija!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GEOGRAFIA DO VINHO – OS VINHOS DAS REGIÕES DOS BALCÃS E EUROPA DO LESTE - PARTE 2

No dia 04/12/2024 publiquei o artigo “Geografia do vinho – Os vinhos das região do Mar Negro - Parte 1”, onde apresentei dois vinhos da Geo...