segunda-feira, 3 de julho de 2023

EM BREVE LANÇAMENTO DO LIVRO 

GEOGRAFIA DO VINHO: AS GRANDES REGIÕES VITIVINÍCOLAS BRASILEIRAS 


Caros amantes do vinho, nosso livro sobre Geografia do Vinho: As grandes regiões vitivinícolas brasileiras, está pronto e será lançado no próximo dia 15 de julho de 2023, na Vinícola Miolo, em Bento Gonçalves, RS. 


Este é um projeto desenvolvido por mim, licenciada e doutora em Geografia,  em conjunto com o geólogo,  Prof. Dr. Marco Hansen, da UNIPAMPA. Foi convidado para participar do Capítulo 9 do livro que trata das Indicações Geográficas (IG) do vinho no Brasil, o físico Antonio Pedro Coco, presidente da Associação Brasileira de Winemakers. 

O também Winemaker Luciano Barros Stremel, presidente da editora IDESF, abraçou a nossa proposta de publicar um livro sobre vinho, e assim, conseguimos realizar o nosso desejo de publicar um livro que tratasse da geografia do vinho no Brasil. 

O tema que motivou a realização deste livro foi aquela frase sempre repetida no mundo do vinho, "Vinho se faz no vinhedo", assim este livro traz informações sobre os aspectos do clima, os fatores climáticos, os fatores ambientais e os eventos adversos que interferem na vitivinicultura, além de informações sobre as Indicações Geográficas brasileiras. 

O livro apresenta aspectos  da vitivinicultura nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. Os temas abordados nos nove capítulos são: 

Capítulo 1: Introdução, objetivo e estrutura do projeto. São abordadas as regiões Sul, Sudeste, Centro-oeste e Nordeste, os biomas brasileiros, as regiões vitivinícolas e a vitivinicultura em números.




Capítulo 2: O clima, o vinho e a vitivinicultura: conceitos geraisMacroclima, mesoclima, microclima e o vinho.


Capítulo 3: Os movimentos da terra, as estações do ano e o ciclo da videira. Os equinócios e os solstícios e o vinho.
Capítulo 4: Os elementos climáticos e o vinho: conceitos gerais. Radiação solar global, radiação ultravioleta, insolação, temperatura do ar, precipitação, umidade, ventos, pressão atmosférica e nebulosidade.
Capítulo 5: Os fatores geográficos que afetam o clima e a vitivinicultura: conceitos gerais. Latitude e faixas climáticas, altitude, continentalidade e maritimidade, massas de ar e vegetação.


Capítulo 6: Os fatores ambientais que interferem na vitivinicultura brasileira – geologia e relevo: conceitos geraisA geologia e o vinho (rochas e ambientes geotectônicos), relevos do Brasil.
Capítulo 7: Os fatores ambientais que interferem na vitivinicultura brasileira: declividade, orientação e forma de vertente, solos e hidrologia.
Capítulo 8: A vitivinicultura e os eventos extremos. Granizo, vendaval, geada e estiagem.
Capítulo 9: As indicações geográficas do Brasil. Denominações de Origem e Indicações de Procedência, Mapa dos municípios vitivinícolas do Brasil. 

A obra é editada e  publicada pela Editora IDESF e estará disponível para compra a partir de 15 de julho/2023, nos formatos impresso e e-book, no site www.idesf.org.br. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mudanças climáticas: Como elas estão afetando a vitivinicultura nos quatro cantos do mundo

  Mudança climática se refere as transformações de longo prazo nos padrões de temperatura e clima. Essas alterações podem ser naturais, poré...